Manaus - Gran Sabana (Venezuela) - Manaus de Hornet!

Feriado de Corpus Christs de 2008, sem nada planejado para esse feriadão, decidimos ( eu e minha namorada), fazer um pequeno passeio de moto. Fizemos um pequeno planejamento e partimos de manaus às 8 hrs da manhã da sexta-feira. O dia estava muito bom para fazer a viagem, passei em um banco, saquei uma grana para o combustivel e refeições, e finalmente fui buscar minha namorada para partirmos. Já sabiamos das péssimas condições da BR-174, que liga a cidade Manaus à Venezuela, mas mesmo assim estavamos decididos a encarar o desafio.

Manaus/AM - Boa Vista/RR

A primeira cidade após sair de Manaus é Presidente Figueredo, bastante conhecida na região pelo seu grande número de cachoeiras. Figueredo fica no Km 107 da BR-174. Esse primeiro trecho ainda esta muito bom, apesar da pista ter cedido no Km 14 e buraros ate o Km 20 mais ou menos, ainda é possivel andar entre 140-160 Km/h numa boa. Cuidado novamente no Km 50, mais buracos, andando devadar a no maximo 80 km/h, uns 10 km assim e podemos enrrolar o cabo novamente. Paramos em Fiqueredo para tomar café chegamos exatamente às 8:45. Reabastecemos e seguimos nosso caminho outra vez. Meus caros amigos, é a partir desse momento que começa o tormento dos buracos da BR174.

Uns 30 Km depois de passar por Presidente Figueredo, começam a aparecer as 1as crateras, até então era só alegria. Olhando o horizonte, o que vimos, não foi uma estrada com buracos, mas sim, estrada nas crateras!! Eram crateras enormes, de um lado para o outro, a moto entrava totalmente nessas crateras. Foi FODA!!! Um descaso total das autoridades!!!

Foram uns 70 ou 80 Km andando assim, haja braço, freio, amortecedor, coluna, e haja BUNDA!!! Acredito que levamos cerca de 1:30 para passar por esse trecho, que termina na entrada da reserva indigena. Antes da entrada da reserva, há um posto de gasolina, onde paramos para abastecer, nos "esticar" um pouco, e comer um chocolate. Mas a adrenalina e a vontade de vencer os obstaculos eram grandes e mesmo assim decidimos continuar essa aventura.

Na entrada da reserva indigena a paisagem é muito bonita, em volta da estrada existe um rio com arvores secas no meio. Visão maravilhosa, que da mais ânimo pra seguir a viagem. Bem, dentro da reserva existe um trecho de 50Km de asfalto muito bom. E pela primeira vez, vejo maquinas na estrada trabalhando em alguma operacao tapa buracos. Deu pra acelerar, mas depois dos 50 Km percorridos, mais buracos, nao tao grandes quanto os anteriores, mas muito, muito buracos mesmo, e la se foram mais 75 km de buraco até sairmos da reserva indigena. Na reserva indigena são 125 km de BR174. Dentro da reserva se encontra a divisa entre o estado do Amazonas e de Roraima, no fim da reserva, tem um posto de fiscalização da receita federal e um posto de gasolina. Motos não precisam parar nesse posto da receita. Abastecemos, almoçamos e seguimos em frente. Antes de sair desse posto verifiquei o estado da motocicleta e lubrifiquei a corrente. Conversei com o frentista a respeito do estado da estrada nos proximos kms e ele nos informou que não estava muito bom, também nos alertou sobre alguns buracos perigosos na estrada. É sempre bom pedir informações!! rsrsrs

No geral a partir desse momento até a cidade de Boa Vista, a estrada melhorou bastante, e enfrentamos alguns trechos ruins, mas dava pra acelerar bastante. A estrada parecia ter passado por reformas recentemente, mas pelo visto não vai durar bastante. Claramente da pra notar que o asfalto é de baixa qualidade, graças aos "investimentos" do governo estadual e federal. Ainda pegamos uns 140 Km de estrada durante a noite antes de chegar em Boa Vista, furamos nosso roteiro, isso foi cruel. Medo de aparecer buracos do nada, estrada sem nenhuma, eu disse NENHUMA sinalização, andavamos no max à 120km/h. Pra quem quer fazer essa viagem, planeje muito bem pra isso nao acontecer. Sem contar com a mal educação dos motoristas que vem no sentido contrario. Poucos abaixavam a luz ao cruzar com agente. Bando de filhos da p****. hehehe

Chegando em BV, procuramos saber onde ficava a praça das águas para nos hospedar em algum hotel, jantar e descansar. UFA !! enfim descanso!! 1o parte da viagem completa!! :)

Neste trecho Manaus/AM - Boa Vista/RR, não existe preocupação em relação onde abastecer, porque existem postos em cada cidadezinha e elas não são distantes umas das outras, as maiores distâncias que percorremos entre essas cidades foram uns 100 ou 120 km. O maoir pedaço sem postos de gasolina é entre Caracaraí e Boa Vista, que são exatamente 140 Km de estrada em boas condições. E em caso de não encontrar gasolina, ou ainda postos fechados, é sempre bom perguntar se algum morador não possui gasolina pra vender. Geralmente existem pessoas vendendo gasolina e é fácil de localiza-las.

Boa Vista - Gran Sabana

Acordamos cedo, tomamos café, fiz uma pequena inspenção na motoca, e partimos rumo a fronteira com a Venezuela. A BR-174 neste trecho é maravilhosa. São 200 km de Boa Vista até a fronteira com a Venezuela. Abastecemos num posto próximo a BR e seguimos nosso caminho. A estrada e a paisagem são perfeitas, a vegetação é muito diferente do estado do Amazonas, e existem campos enormes por onde a estrada passa. Por causa disso pegamos mto vento lateral na motocicleta, fazendo com que leventente fossemos "empurrados" para o lado! Até ai tudo bem, só curtição. O problema comecou 100 km depois, o último posto de gasolina antes da fronteira estava quebrado!! Pelo meus calculos teriamos autonomia suficiente para chegar a fronteira, então decidimos seguir em frente mesmo com o perigo de ficarmos sem gasolina no meio da estrada!!! Nos próximos 100/120 km fui pilotando como se tivesse amaciando o motor!! rsrsrsrsr Mas conseguimos chegar na fronteira!!! O próximo posto já é em território venezuelano.

O que me chamou mais atenção, era o grande número de pessoas na fronteira, de um lado a policia federal e do outro a guarda nacional (venezuela). Por incrivel que pareça, ninguém, nem do lado brasileiro e nem do lado venezuelano nos pararam, simplesmente só nos acenavam!!! se a moto fosso roubada tinha levado com tranquilidade pra lah ... vai entender?!
Paramos no posto, e enchemos o tanque. Gastei 18 reais para encher o tanque!! 17 litros. Dizem que na fronteira a gasolina é mais cara, mais que no resto da venezuela ela custa 0,07 centavos!! ISSO MESSSMO!!!! rsrsrsrsrs Só tem um problema, lá eles possuem 3 tipos de gasolina: 1 comum sem chumbo, e outras 2 com chumbo. Gasolina com chumbo nos nossos veiculos nem pensar!! Outro ponto relacionado a gasolina é que ela é pura, ou seja, não possui alcool que nem a nossa.

Depois de passar pela fronteira e abastecer finalmente pegamos as estradas da Venezuela! Pensem num tapete! Que maravilha de estrada, curvas, subidas, decidas, retas .. tudo bem lizinho. Tava me sentindo o Valentino Rossi já!!!! hehehehe

A foto acima da pra ter uma idéia né? hehehhehe
Entramos somente cerca de 70Km nas estradas da Venezuela e decidimos voltar. Lembrem-se, é só um passeio!! Na volta à BV abasteci o tanque novamente e seguimos. Porém, enrrolei o cabo, a nossa velocidade média era de 170km/h!! Na curtição da estrada, jah tinhamos percorridos 140 km, e a moto comecou a falhar!!!!! Estavamos entrando na reserva!!!! ISSO MESMO, reserva, com a gasolina venezuelana (pura), o motor consumiu mto mais. Na minha H6 geralmente entro na reserva depois de uns 190 km/h. Ficamos com medo de ficar no prego de gasolina a uns 70 km de BV, entao decidimos ir na manhã, ou seja, sexta marcha com rotacao do motor em 3000rpm no máximo!! E não é que conseguimos chegar em BV!!!!!!!

Boa Vista - Manaus

Mandei lavar a moto e voltamos para o hotel, descansamos, e na manhã seguinte retornamos para Manaus. Saimos de BV umas 8 horas e o tempo estava bastante nublado. Quando pegamos a BR, vimos que na noite anterior tinha chovido bastante, e a pista ainda estava umida e molhada em algumas partes. A volta parecia que ia ser tranquila, apesar dos buracos, mas depois de 70 km rodados o tempo comecou a piorar. Mais 30 km e comecamos a pegar chuva! Daí em diante a chuva foi só piorando, quando vi estavamos debaixo de um diluvio!! Não queriamos parar, estavamos loucos pra chegar em Manaus, além do mais, não tinha mesmo onde parar!! Quando, chegavamos a alguma cidadezinha, a chuva dava uma aliviada, mas qndo voltavamos pra estrada piorava novamente (Lei de Murthy) hehehe. A chuva só parou quando chegamos na divisa do estado do AM com RR. Daí pra frente soh pista molhada e poças de barros!!!! Contudo, chegamos em Manaus as 16 hrs da tarde!!
Pra gente a viagem foi show de bola!! Quem gosta de moto é isso! É aventura, desafios, etc!! Ainda mais quando vc tem uma companheira que encara todos os desafios!!!!
Olhem como fico a hornet!!!

Esse post termina aki!! UFAAAAAA
As pessoas que desejarem realizar esta viagem, pode entrar em contato ajudaremos no que for possível!!!!